Semana acadêmica 2021: Simpósio Agenda 2030 e os ODS na UEMA

Por em 10 de dezembro de 2021

A Universidade Estadual do Maranhão deu início, nesta quinta (09), ao Simpósio Agenda 2030 e os ODS na UEMA, por meio da Superintendência de Gestão Ambiental e Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fazendo parte da programação da Semana Acadêmica 2021.

A programação, que se estende até sexta (10), socializa experiências da Universidade na vinculação às ações de desenvolvimento sustentável, além de apresentação de organizações parceiras, como UNICEF e ODS Brasil, a divulgação de práticas de gestão ambiental da Instituição, a publicação de cartilha e livro e, ainda, o Prêmio ODS Professor José Oscar de Melo Pereira.

É um momento muito feliz estarmos hoje juntos. Essa nossa trajetória de 40 anos. A UEMA é uma instituição madura, que essa maturidade se revela diariamente. Então, é nesse contexto que eu saúdo a todos. Esse momento aqui é de satisfação, de alegria, onde não iremos apresentar tudo que fizemos, porque esse portfólio é dinâmico e vocês já viram aqui muita coisa nesse cenário. 2021, assim como 2020 foram anos de muitos desafios, e nesses desafios a UEMA se reinventa e consegue ser brilhante. E a Assessoria dos ODS se corrobora nesse contexto. Essa inovação, esse modelo foi concretizado a partir do biênio 2020-2022, trazendo à tona os ODS, essa discussão em toda a comunidade acadêmica ela já existia sim, mas se fortalece muito com essa Assessoria ODS”, explicou a Superintendência de Gestão Ambiental, Andrea Carmo.

O Pró-reitor de Planejamento e Administração da UEMA, Roberto Serra, falou sobre a importância da realização do Simpósio. “Estamos irmanados em torno de uma agenda comum, a Agenda 2030, que nos coloca a todos diante de um desafio gigantesco, que não pode-se pensar em não está dentro, em não está envolvido, em não participar. Não temos esta opção. Aliás quanto mais engajados e quanto mais engajarmos outros agentes diante desses propósitos melhor, porque essa não é uma agenda trivial, não é uma agenda fácil, não é uma agenda de alcance imediato, mas que via requerer de todos nós um esforço que antes jamais havia se percebido. São exatamente esforços conjuntos, atitudes colaborativas que farão com que essa agenda possa prevalecer e ser alcançada. Que esse simpósio se repita, essas discussões precisam ocupar um espaço de relevância na agenda da instituição”, disse ele.

Para a Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANet, Ilka Serra, iniciativa como essa é relevante para nossa Universidade. “Não é somente apresentar os desafios dos ODS, mas principalmente apresentar o que a UEMA hoje tem se proposto a fazer diante de toda essa questão, que é uma questão que é nossa. Quando dizemos não vamos deixar ninguém pra trás está inserido num contexto de que estamos juntos. E é nessa perspectiva que eu gostaria de parabenizar a iniciativa desse evento de relevância enorme. Quiçá tivéssemos aqui metade da nossa sociedade acadêmica para debater um tema tão importante. Vamos continuar juntos acreditando que é possível sim enfrentar os desafios, que se tornaram muitos maiores nesse momento que ainda vivemos de pandemia”, destacou.

Agenda 2030

A Agenda 2030 é um plano de ação para pessoas, planeta e prosperidade, adotando a temática “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Essa agenda tem ações direcionadas para acabar com a pobreza e a fome em todos os lugares, combater a desigualdade dentro e entre países, construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas, proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero do empoderamento das mulheres e meninas e assegurar dessa forma a proteção duradoura do planeta e de seus recursos naturais.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e suas 169 metas caracterizam a pobreza de forma multidimensional. A UEMA tem um inquestionável protagonismo em torno da criação e difusão do conhecimento por sua inovação e desenvolvimento econômico e bem estar social. Assim a adoção dos ODS na UEMA traz benefício mútuo para a sociedade.

Por Paula Lima