20 de Junho Dia Mundial dos Refugiados


Por em 20 de junho de 2022



Sobre o Dia Mundial dos Refugiados – A data é designada pelas Nações Unidas para homenagear a resiliência, os saberes e a determinação das pessoas refugiadas em todo o mundo que contribuem de diversas formas para as sociedades que as acolhem. Trata-se de uma ocasião para promover a empatia e um maior entendimento sobre a situação das pessoas refugiadas, reconhecendo seus esforços para reconstruir suas vidas com dignidade. A data foi celebrada pela primeira vez em 2021, quando se comemorou o 50º aniversário da Convenção da ONU de 1951 sobre pessoas refugiadas. A data já era observada como Dia do Refugiado Africano, que foi transformada em um dia mundial pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2020.

Em 2022, o tema do Dia Mundial do Refugiado é “Seja quem for, seja quando for, seja onde for: todas as pessoas têm direito a buscar proteção”. Este tema reflete a necessidade da garantia de direitos por parte de quem foi forçado a abandonar seus lares por causa de conflitos e violência, buscando meios dignos para reconstruir suas vidas.

Diante disso, a ONU e seus parceiros no Brasil, incluindo a UEMA, estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

A Agenda 2030 oferece uma visão universal, integrada, transformadora e baseada nos direitos humanos para o desenvolvimento sustentável, a paz e a segurança, que é aplicável a todas as pessoas e a todos os países, inclusive os mais desenvolvidos.

Embora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável representem um novo conjunto de metas globais, muitas das questões neles mencionadas podem ser particularmente envolvidos nos Objetivos que dizem respeito as pessoas refugiadas, como: à erradicação da pobreza (ODS 1), fome zero e agricultura sustentável (ODS 2), saúde e bem-estar (ODS 3), educação de qualidade (ODS 4), igualdade de gênero (ODS 5), água potável e saneamento (ODS 6), energia limpa e acessível (ODS 7), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11) e paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16).

Este envolvimento contínuo em questões relacionadas aos ODS ressalta a relevância dessas metas para o trabalho das instituições, que vê a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como um plano de ação fundamental que pode ajudar a fortalecer a proteção e as soluções para as populações refugiadas.

Assim, a UEMA busca a implementação e inclusão dos ODS na sua institucionalização, visando fortalecer e diversificar parcerias para reunir uma ampla rede com outras instituições públicas e privadas para solucionar problemas sociais e institucionais visando melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Assessoria ODS UEMA.



Últimas Postagens