Abertura do II Simpósio Agenda 2030 e os ODS na UEMA

Por em 7 de dezembro de 2022

Teve início na manhã desta terça, 06, o II Simpósio Agenda 2030 e os ODS na UEMA. O evento faz parte da Semana Acadêmica da Universidade Estadual do Maranhão.

O objetivo desta edição é  reforçar a temática trazida pelo quinto objetivo de Desenvolvimento Sustentável, ODS 5, que trata sobre a Igualdade de Gênero, buscando alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, assim como, primordialmente, eliminar todas as formas de discriminação de gênero, nas suas intersecções com raça, etnia, idade, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, territorialidade, cultura, religião e nacionalidade, em especial para as meninas e mulheres do campo, da floresta, das águas e das periferias urbanas.

Neste ano, a UEMA, reconhecendo o seu protagonismo em torno da criação e difusão do conhecimento, em prol do desenvolvimento socioeconômico, deu o passo inicial criando, institucionalmente, a comissão própria para o combate e prevenção da violência de gênero, por meio da portaria nº 41/2021, que por resolução criará a política de prevenção e combate à violência de gênero no âmbito da Instituição, como forma de definir regras e procedimentos para prevenir e combater atos de discriminação e violência baseados em gênero, oferecer acolhimento e assistência às vítimas e encaminhar queixas relacionadas a esses atos, exemplo tácito da adoção do ODS 5 por esta instituição de ensino superior.

Para a assessora chefe ODS UEMA, Ariadne Enes Rocha o processo educacional é fundamental para o empoderamento de mulheres e meninas. “ A universidade precisava de um setor que olhasse para a minoria”, pontuou.

A coordenadora geral do UemaNET, Ilka Serra, levantou o debate sobre a grande participação das mulheres na educação a distância. “Temos mais de 800 mil alunos na modalidade a distância na UEMA, desses 80% são mulheres. Por que tantas mulheres optam por fazer o curso nessa modalidade? Existem inúmeras justificativas para isso, mas destaco um: a impossibilidade de estarem em uma sala de aula porque precisaram cuidar dos filhos, da casa, da família. Aqui vemos o quanto a UEMA é inclusiva também no sentido de empoderar a mulher no acesso a educação. Formamos mulheres em todo o estado do Maranhão”, ressaltou a professora.

Segundo a presidente da Comissão ODS UEMA, Andréa Araújo, o biênio 2021-2022 foi estabelecido pelo Conselho Universitário como o biênio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Instituição. “Foram muitas iniciativas e reflexões. Houve um processo de discussão permanente sobre desenvolvimento sustentável e todos os seus desafios no ensino, pesquisa e extensão”, pontuou a docente.

O reitor da UEMA, Gustavo Costa, salienta que a temática ODS 5, que trata sobre a Igualdade de Gênero, se impõe as nossas vontades. “A Igualdade de gênero diz respeito a agenda extrapola os limites da UEMA, do estado. Uma agenda planetária é dever e responsabilidade de todos. Nesse mister destaco dois momentos simbólicos na nossa caminhada institucional. O primeiro foi a criação do setor da ODS na UEMA. O segundo ponto será a submissão da proposta de resolução que cria a política de prevenção e combate à violência de gênero no âmbito da UEMA. Algumas iniciativas existiam de forma isolada, mas agora conseguimos definir uma política institucional que prevê iniciativas e ações direcionadas à promoção dessa igualdade, ao enfrentamento da violência contra a mulher e toda e qualquer forma discriminatória”, concluiu o reitor.

Após a cerimônia de abertura, houve a palestra de tema “Igualdade de gênero e empoderamento de meninas e mulheres”, ministrado pela promotora de Justiça, Selma Regina Souza Martins. Ela é especializada defesa da mulher no Ministério Público do Estado Maranhão.

Confira aqui a programação completa do evento que terá duração de dois dias.

Por: Walline Alves