Dia Mundial da Educação Ambiental


Por em 26 de janeiro de 2023



O Dia Mundial da Educação Ambiental é comemorado em 26 de janeiro e tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável. Este é uma oportunidade para reforçar a importância de incluir a educação ambiental nas escolas e outros espaços educativos, a fim de preparar as gerações futuras para enfrentar os desafios ambientais e mundiais.

A Agenda 2030 da ONU é um plano global para atingirmos até 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações. A Agenda 2030 contém os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pelas Nações Unidas para enfrentar os desafios ambientais, sociais e econômicos do mundo. Os ODS’s que são 17 incluem os objetivos 4, 12, 13 e 15 que se apoiam diretamente na educação ambiental.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) 4,12, 13 e 15 estão relacionados com a educação ambiental e proteção do meio ambiente. O ODS 4 busca garantir uma educação de qualidade e inclusiva para todos, incluindo a educação ambiental. O ODS 12 visa assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. O ODS 13 visa tomar medidas para combater as mudanças climáticas e proteger os ecossistemas. E por fim o ODS 15 visa proteger as florestas, a biodiversidade e os ecossistemas.

O Dia Mundial da Educação Ambiental é uma oportunidade para reforçar a importância de se educar sobre o meio ambiente e humano e como desenvolver formas de protegê-lo, enquanto os ODS’s 4, 12, 13 e 15 visam garantir o acesso à educação ambiental, a padrões de consumo e produção sustentáveis, combater as mudanças climáticas e proteger os ecossistemas.



Últimas Postagens