Reunião com a Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS


Por em 4 de abril de 2023



Nesta quinta-feira (30), a Assessora Técnica Cláudia Costa da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Universidade Estadual do Maranhão – ODS/UEMA esteve em reunião com a equipe Programa de Formação para a Diversidade Étnica – PROETNOS para apresentar os principais objetivos e atividades desenvolvidas pela referida Assessoria. No momento, estiveram presentes a Coordenadora Geral Profª Marivania Furtado, o Coordenador Pedagógico Prof. Sérgio Roberto, o Coordenador Financeiro Edson Dias, o Assistente de Curso LIEBI Lameck Lobato, a Assistente Pedagógica Raissa Alves e a Estagiária Claudyule Torres.

O objetivo da reunião era apresentara Agenda 2030 da ONU, sendo um plano global para atingir no ano de 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações. Realizada no ano de 2015 em Nova York, a Assembleia Geral das Nações Unidas, com 193 países membros participantes, estabeleceram 17 objetivos e 169 metas de desenvolvimento sustentáveis. Assim, os países estabelecem um compromisso com a agenda em adotar medidas essenciais para promover o Estado de Direito, os Direitos Humanos e a responsividade das instituições políticas.

Em virtude da Agenda 2030, a ODS/UEMA criou um plano de ação e objetivos, os quais se destacam:

Desenvolver a cultura institucional de sustentabilidade na UEMA, por meio da aplicação e cumprimento da Agenda 2030 e dos 17 objetivos.
Envolver todas as dimensões, setores e atores da UEMA na inclusão da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos processos institucionais.
Elaborar proposta de colaboração, cooperação com a sociedade, na geração de respostas e soluções para problemas.
Criar ações estratégicas para a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na UEMA para o enfrentamento da condição de pobreza e solucionar os desafios do desenvolvimento sustentável.
O PROETNOS, assume um compromisso com as nações existentes no território brasileiro, sobretudo no estado do Maranhão, em garantir o acesso a Educação Superior Específica e Diferenciada aos povos indígenas e as comunidades tradicionais quilombolas, pautado em princípios como a igualdade social e da diferença, da especificidade, da interculturalidade, do bilinguismo, da autonomia política e gestão dos territórios étnicos.

O pioneirismo da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e do PROETNOS, representa a luta por uma educação que respeite a legislação constitucional com a implementação dos Cursos de Licenciaturas Interculturais voltados povos originários e tradicionais, compostos pela pluralidade étnico-racial maranhense com o objetivo de que assumam os processos formativos de seus territórios com vista à autonomia educacional política.

Por: Lameck Lobato.

Foto: Acervo PROETNOS.



Últimas Postagens