UEMA é certificada no Selo ODS de Educação 2023!

Por em 19 de dezembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) reforça seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável ao conquistar a Certificação no Selo ODS de Educação, uma iniciativa da UNB2030, o GT Agenda2030 e O IDS, comprovando o esforço e a excelência da instituição no alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Neste ano de 2023, a Uema submeteu um impressionante total de 26 projetos, distribuídos nas categorias de pesquisa, extensão, ensino e gestão, envolvendo os campi de São Luís, Bacabal, São João dos Patos, Caxias, Codó e Pedreiras. Essa diversidade de iniciativas reflete a abrangência da universidade e sua capacidade de impactar positivamente em diversas áreas.

Esses 26 projetos não são apenas números, mas a expressão tangível do comprometimento da Uema com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Eles geraram um total de 90 impactos sociais, demonstrando a eficácia e o alcance das ações desenvolvidas pela comunidade acadêmica.

A destacada conquista da Universidade é ressaltada pelo fato de ser a única Instituição de Educação do Maranhão certificada no Selo ODS de Educação em 2023. Em um cenário competitivo, com mais de 300 projetos submetidos, 1200 impactos sociais cadastrados e a participação de mais de 70 organizações de ensino de todo o Brasil, a Uema se destaca como referência em práticas sustentáveis.

O Selo ODS Educação é mais do que uma simples certificação, é um movimento que visa engajar ativamente as instituições de ensino na consecução das metas da Agenda 2030. Por meio da identificação e reconhecimento de boas práticas e soluções desenvolvidas pelas instituições participantes, busca-se criar um ambiente propício à elaboração de práticas sustentáveis para construir um mundo mais justo e inclusivo.

O envolvimento da Uema no Selo ODS Educação é uma resposta à necessidade de mobilizar as instituições de ensino, muitas das quais carecem de ações diretas relacionadas aos ODS e ao cumprimento da Agenda 2030. A comunidade acadêmica desempenha um papel crucial nesse processo, sensibilizando as gerações presentes e futuras sobre a importância de ações práticas e efetivas para melhorar a qualidade de vida da população e preservar o meio ambiente.

Para obter a certificação, as instituições de ensino, incluindo a Uema, passaram por rigorosos critérios, como o cadastro de projetos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, a promoção de atividades e espaços de discussão sobre os ODS, e a demonstração de contribuição para a melhoria do ODS 4 – Educação de Qualidade.

Os projetos submetidos pela Uema, abrangendo o período de novembro de 2022 a outubro de 2023, foram selecionados pela Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS/UEMA. Essa seleção considerou impactos internos e externos relacionados aos ODS, avaliando a perfeita sintonia entre os objetivos específicos e as ações planejadas e realizadas em cada projeto.

Segundo a Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, a Certificação da Uema no Selo ODS de Educação é mais do que um reconhecimento, é a consagração do compromisso da instituição em formar cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro sustentável. Essa conquista é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica, inspirando-a a continuar contribuindo de maneira significativa para a transformação positiva da sociedade e do planeta.

Conheça mais sobre o Selo ODS Educação em https://www.seloods.org/.

Ademais, cumpre informar que, a partir de 12 de janeiro de 2024, todos os detalhes dos projetos certificados e os ODS contemplados por cada iniciativa serão disponibilizados pela organização do Selo ODS de Educação. Fique atento para conhecer em profundidade o impacto positivo gerado pela Uema na promoção do desenvolvimento sustentável.

A cerimônia de premiação está agendada para o dia 05/03/2024, em São Paulo – SP. Os detalhes do local e horário serão divulgados em janeiro de 2024.

Por: Assessoria Especializada de Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS / UEMA