Caminhão “Conhecendo os ODS” Transforma São Luís em Palco de Desenvolvimento Sustentável e Inovação

Por em 24 de dezembro de 2023

Nos dias 25 de novembro e 2 de dezembro, o estado do Maranhão foi palco de iniciativas inovadoras voltadas para o desenvolvimento sustentável e práticas socioeconômicas, com a visita do Caminhão “Conhecendo os ODS”. Promovido pela entidade NTIC Projetos, com apoio da ENEVA e Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o evento trouxe um dia repleto de atividades relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

O Caminhão “Conhecendo os ODS” consiste em um circuito itinerante que se propõe a ampliar o debate sobre as metas dos ODS nas cidades contempladas. Com um caminhão interativo, 13 tendas e diversas dinâmicas, o evento proporciona uma experiência única, promovendo serviços para a comunidade e disseminando conhecimento sobre práticas sustentáveis.

A cidade de São Luís foi uma das beneficiadas com a visita do caminhão no dia 2 de dezembro. Das 14h às 20h, a Praça da Ressurreição, no Bairro Anjo da Guarda, e a Sede da Associação Comunitária Itaqui-Bacanga – ACIB, tornaram-se palcos de um vasto leque de atividades desenvolvidas também pela Assessoria ODS Uema, que reuniu uma equipe de diversos setores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Os setores envolvidos foram a Assessoria Especializada na Articulação dos ODS, Superintendência de Gestão Ambiental, NEAPO, LABEX, UEMANET, Laboratório de Biodiversidade Molecular, Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha, Laboratório de Entomologia, Grupo de Estudos Herpetológicos – HerpetoMara e UNABI/PROEXAE. Essa equipe dinâmica e diversificada promoveu atividades em cinco tendas temáticas distintas, atuou no Palco ODS e realizou um Talk Show, totalizando 10 atividades ao longo do evento.

Ao longo do dia, 44 participantes, entre docentes, discentes, gestores e servidores da Uema, contribuíram para o sucesso das atividades, fortalecendo o compromisso da universidade com os princípios dos ODS. As ações incluíram debates, demonstrações práticas e interações que visaram disseminar conhecimento e conscientizar a comunidade sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis em diversas esferas da vida cotidiana.

Os resultados dessa ação impactante não poderiam ser mais expressivos. Foram atendidas 8.726 pessoas ao longo do evento, que totalizou 9 horas de duração. Ao todo, foram desenvolvidas 24 atividades distintas, abordando todos os 17 ODS propostos pela Agenda 2030. Destaca-se ainda que todas as 76 atividades oferecidas foram gratuitas, reforçando o compromisso social do evento.

Além disso, o impacto na economia local foi significativo, com a geração de 55 empregos temporários diretos e indiretos, contribuindo para o fortalecimento da comunidade. O engajamento da sociedade também ficou evidente com a participação de 170 voluntários que, de forma dedicada, contribuíram para o sucesso do evento.

O relatório completo desta iniciativa enriquecedora já se encontra acessível. Adicionalmente, a biblioteca de imagens do evento está disponível para apreciação pela comunidade acadêmica, capturando os momentos memoráveis desse dia dedicado ao aprendizado e engajamento sustentável. A UEMA reitera seu compromisso contínuo com a promoção de um futuro mais sustentável e convida toda a comunidade a explorar os registros deste evento inspirador.

Este é mais um passo significativo da UEMA na busca por práticas que promovam o desenvolvimento sustentável e a conscientização sobre os desafios e metas estabelecidos pela Agenda 2030. A universidade reitera seu compromisso em continuar sendo uma protagonista ativa na promoção de ações transformadoras em prol de um mundo mais justo e equitativo.