UEMA apresenta sua experiência na institucionalização da Agenda 2030 durante o encontro dos Presidentes de Universidades das Américas.


Por em 23 de maio de 2024



UEMA apresenta sua experiência na institucionalização da Agenda 2030 durante o encontro dos Presidentes de Universidades das Américas.


Nessa terça-feira (21/03), a Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS UEMA, apresentou a experiência da UEMA, por meio das suas melhores práticas de institucionalização da Agenda 2030 em seus processos internos, na reunião virtual do Encontro Regional dos Presidentes de Universidades das Américas (UPM), que contou com cerca de 120 participantes, onde também participaram representantes das Nações Unidas e Representantes do Governo, juntamente com especialistas da região, Presidentes, Gerentes e Diretores da Rede SDSN, membros do Conselho de Liderança da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN), para discutir o papel das suas universidades no apoio ao desenvolvimento sustentável e à implementação da Agenda 2030 e dos ODS.

Das poucas representações de IES brasileiras, contabilizaram-se a Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro, e a Universidade Nilton Lins de Manaus, às quais se juntou a presença da Universidade Estadual do Maranhão.

Os principais temas tratados na programação do evento e nas falas dos gestores das IES reforçam ações de ensino, pesquisa, extensão, gestão e inovação nas temáticas da inclusão, juventude e mudanças climáticas. A necessidade de identificação de financiamento para a ampliação e o desenvolvimento de ações em rede, também foram apontadas como pauta comum.


Para a Assessora Chefe ODS UEMA, Ariadne Enes Rocha, “a Uema teve a oportunidade de apresentar suas ações alinhadas à Agenda 2030 e aos ODS, demonstrando o formato da institucionalização do tema, indicando as principais atividades e impactos sociais alcançados”.

As UPMs são importantes para promover a colaboração entre as universidades, redes universitárias e outras partes interessadas no apoio ativo ao desenvolvimento sustentável. Elas também fornecem uma plataforma para compartilhar melhores práticas e identificar desafios comuns. O objetivo é promover o intercâmbio de ideias e a colaboração em prol do desenvolvimento sustentável, com foco no papel das Universidades no Desenvolvimento Sustentável, na colaboração e parcerias, compartilhamento de melhores práticas e no avanço do Impacto Regional e Global, alinhado às atividades universitárias com os ODS.

Decorrente do convite do presidente da SDSN, Jeffrey Sachs, sobre este encontro, e em suas palavras “O resultado deste encontro é esse documento (Recomendações da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU para: A Cúpula do Futuro) que ainda vai ser construído a muitas mãos”, finaliza.

Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN) tem como objetivo, mobilizar conhecimentos técnicos e científicos da academia, da sociedade civil e do setor privado no apoio de soluções para problemas de desenvolvimento sustentável.

Dessa forma, a SDSN acelera o aprendizado conjunto e ajuda a superar a fragmentação do trabalho técnico e político, promovendo abordagens integradas para os desafios econômicos, sociais e ambientais, que o mundo enfrenta. A Rede tem ainda um papel especial no aconselhamento à ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a seleção de indicadores para seu monitoramento.

A SDSN Global se desenvolve em 20 redes nacionais e regionais organizadas pelo mundo, estando a UEMA inserida na SDSN Amazônia, e contabilizada como tal na SDSN Brasil.

Por Elitiel Guedes – Assessoria ODS UEMA.



Últimas Postagens