Uema Conquista o Selo ODS Educação 2024 com Excelência.
Por ODS UEMA em 18 de dezembro de 2024
Foto: Rafael Carvalho/Ascom Uema
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) comemora um marco histórico ao ser certificada com o Selo ODS Educação 2024, destacando-se como liderança no Norte e Nordeste do Brasil na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Com 47 projetos aprovados, a Uema reafirma seu compromisso com a promoção da educação de qualidade e do desenvolvimento sustentável. Esses projetos abrangem as áreas de ensino, pesquisa, extensão, gestão e inovação, impactando municípios como São Luís, Bacabal, São Bento, Santa Inês, Balsas, Zé Doca, Lago da Pedra, Caxias e São João dos Patos.
O que é o Selo ODS Educação?
O Selo ODS Educação reconhece organizações que desenvolvem ações alinhadas aos ODS, especialmente o ODS 4: Educação de Qualidade. As iniciativas incluem espaços de discussão e engajamento com a Agenda 2030, promovendo sustentabilidade e impacto social positivo.
Reconhecimento Nacional
Em 2023, a Uema já havia recebido a certificação pelo Selo ODS Educação com 26 projetos de excelência. Este ano, participou com 47 iniciativas inovadoras, conquistando aprovação integral e destacando temas como sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social.
A cerimônia de certificação será realizada em 20 de março de 2025, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Sobre a Iniciativa
O Selo é promovido pelo Instituto Selo Social, em parceria com o GT Agenda 2030 e a UNB 2030, com patrocínio da Editora Edebê.
Confira a lista organizada dos projetos aprovados no Selo ODS Educação 2024 da Uema, com os respectivos responsáveis:
Educ(ação) Sustentável: Conhecendo, Desenvolvendo e Aplicando – Marcos Antônio do Nascimento.
Trote Solidário da Uema – Kátia Soares dos Santos.
Diálogos Indígenas na Uema: Fortalecendo a Permanência Universitária – Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra.
Trilhas Agroecológicas: interação do saber local e científico – Ariadne Enes Rocha.
Circuito ODS Uema 2024 – Assessoria ODS Uema.
EcoGestão de Documentos na Uema – Cristiane de Jesus Pereira Gaspar.
Escola e descarte de medicamentos – Nadja Furtado Bessa dos Santos.
Promoção da Saúde e Fortalecimento dos Vínculos Familiares: Implementação da Técnica de Massagem Shantala na UBS Santos Dumont – Maria Beatriz Pereira da Silva.
ReBanner – Resíduos zero, Consciência e Estilo Sustentável – Maysa Aparecida Mendes.
Catálogo Virtual ‘Árvores e Palmeiras SLZ’: Preservando e Valorizando o Patrimônio Vegetal de São Luís – Ariadne Enes Rocha.
Papapet Sustentável: Reciclagem e Transformação na Uema – AGA.
Releitura de Obras Brasileiras com Material Reciclado – Sandra Fernanda Loureiro de Castro Nunes.
Agricultura e Mudanças Climáticas: Práticas de Mitigação – Aurea Maria Barbosa de Sousa.
Capacitação em Sistemas de Produção Agropecuário para Terras Indígenas – Itaan Pastor Santos.
Acompanhamento Técnico Veterinário a pequenos criadores de búfalos – Helder de Moraes Pereira.
Ciência Criativa com Experimentos de Sucata – Welberth Santos Ferreira.
Conexões Acadêmicas: Fortalecendo Saberes entre Moçambique e Brasil – Silas Nogueira de Melo.
ROBÔ MARIA FIRMINA: IA para precedentes jurídicos – Antonio Fernando Lavareda Jacob Junior.
O Impacto da caminhabilidade na vitalidade do bairro Tirirical em São Luís – Ma – Débora Garreto Borges.
Ortografia e desenvolvimento de uma educação qualitativa – Antonio Cilírio da Silva Neto.
AÇÕES PARA SEGURANÇA ALIMENTAR: a qualidade do pescado comercializado no município de São Bento/MA – Camila Magalhães Silva.
Oficina de escrita criativa a partir do game RPG – ANA CRISTINA TEIXEIRA DE BRITO CARVALHO.
LEITURA LITERÁRIA: proposta para dinamizar as aulas – Marinalva Aguiar Teixeira Rocha.
Tecnologias de Gestão, Empreendedorismo e suas perspectivas de Sustentabilidade Organizacional – Ilmar Polary Pereira.
Interações Participativas como instrumento de apoio ao desenvolvimento de empreendimentos coletivo – Poliana Oliveira Cardoso.
Prevenção dos Efeitos dos Teratógenos em Fetos para Gestantes no Interior do Maranhão – Jaqueline Diniz Pinho.
POBREZA MENSTRUAL EM SALA DE AULA: utilizando a ciência contra a desinformação e combate à desigualdade de gênero em escolas públicas no município de Lago da Pedra, Maranhão – MONIQUE HELLEN RIBEIRO LIMA.
HORTO MEDICINAL NA ESCOLA: resgatando saberes e práticas populares – Laíce Fernanda Gomes de Lima.
Etnobotânica na Resex do Quilombo do Frechal – Francisca Helena Muniz.
Gerenciamento de resíduos sólidos recicláveis do Campus São Luís – AGA.
Transformar para nutrir: convertendo resíduos orgânicos em riqueza sustentável– AGA.
PRODUÇÃO AGRÍCOLA PELO USO DO BIOSSÓLIDO E PARTICULARIDADES DA HIDROPONIA: uma estratégia de produção para agricultores familiares – EDUARDO FERREIRA RODRIGUES.
Saúde Itinerante: +Acesso & Cuidado em IST’s – Rosângela Nunes Almeida.
Assuma seu resíduo: Gerenciamento de resíduos recicláveis da Uema – AGA.
Circuito Sala Verde no Campus São Luís – AGA.
CALENDÁRIO ECOLÓGICO: proposta interdisciplinar de educação ambiental – Débora Martins Silva Santos.
Práticas em Educação Ambiental no CRAS – Luíza Daiana Araújo da Silva Formiga.
Captura de abelhas africanizadas: segurança da comunidade – Eleuza Gomes Tenório.
Integração dos ODS ao plano de gestão do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet – Ligia Tchaicka.
Lançamento do Circuito Sala Verde nos Campi da Universidade Estadual do Maranhão – AGA.
Popularizando o conhecimento sobre os anfíbios e répteis no Maranhão – Caio Vinicius de Mira Mendes.
Oficina de Flauta – SOLON SANTANA MANICA.
Valorização da paisagem nativa na Uema – PROINFRA.
Boas práticas e inovação na cadeia hortifrutícolas – Josiane Isabela da Silva Rodrigues.
Leituras do Maranhão – Natércia Moraes Garrido.
Restaurante Universitário da Uema: combatendo a fome e alimentando a inclusão – AGA e PROEXAE.
Projeto Criança Engenharia – Prof. Reinaldo (CTIC).
Por: Elitiel Guedes – Assessoria ODS Uema.