Uema inicia programação do ‘III Simpósio Agenda 2030 e os ODS’
Por ODS UEMA em 21 de novembro de 2024
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS Uema), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) e o Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), deu início nesta quinta-feira (21) ao III Simpósio Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Com o tema “Desafios Sociopolíticos para a Inclusão de Grupos Vulnerabilizados”, o evento reúne pesquisadores, acadêmicos, governo, líderes sindicais, representantes de ONGs e movimentos sociais, para debater questões fundamentais para a construção de uma sociedade com justiça social.
A mesa de abertura foi composta pela Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra, que, na ocasião, representou o reitor da Uema, Walter Canales, pela coordenadora do Uemanet, Lígia Tchaicka, pela Pró-reitora de Infraestrutura, Terezinha Coelho, pela assessora chefe da assessoria especializada na articulação dos ODS na Uema, Ariadne Rocha, pela superintendente de desenvolvimento agrário e agricultura familiar no Maranhão, Suziane Machado, pela assistente de projetos no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Thalita Holanda, e pela especialista em educação e proteção de crianças e adolescentes do UNICEF, Lissandra Leite.
O simpósio, que segue até esta sexta-feira (22), está sendo realizado em formato híbrido, presencialmente no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet) no Campus Paulo VI, e com transmissão pelo canal do UemanetOficial.
O evento busca engajar a sociedade, a comunidade acadêmica e governos no debate de políticas públicas que combatam vulnerabilidades sociais, propondo ações que integrem educação, inovação e sustentabilidade.
A assessora-chefe da Assessoria ODS Uema, Ariadne Rocha, destacou que a questão central deste simpósio está relacionada à visibilidade dos grupos vulneráveis, já que, segundo ela, eles são os mais afetados pela falta de políticas públicas e pelas deficiências estruturais nas áreas de educação, saúde, moradia e saneamento básico, e é com esse olhar que a universidade aborda essa temática, com o objetivo de orientar melhor seus públicos e, além disso, a sociedade como um todo.
Durante o evento, também foi lançado o “Painel ODS Uema: Farol de Oportunidade para Pesquisa, Extensão e Inovação Universitária”, que apresenta e organiza informações relevantes sobre o desenvolvimento das atividades relacionadas aos ODS dentro da Uema. Esse painel funciona como uma ferramenta de monitoramento, onde os dados coletados pela ODS, em parceria com a Assessoria de Dados Estratégicos da Uema, conferem visibilidade a essas informações.
A Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra, falou sobre a importância da temática deste simpósio. “A Uema tem a grande missão de contribuir para o desenvolvimento regional, incentivar a pesquisa, divulgar as práticas acadêmicas e gerenciar suas ações de maneira eficaz e responsável. Guiada por essa agenda, a universidade só será capaz de alcançar seus objetivos se a sociedade compreender profundamente o compromisso e a responsabilidade que ela assume em relação a essas causas. Acredito que este seminário reflete exatamente o que alcançamos hoje enquanto instituição, ao sermos capazes de discutir temas tão relevantes e urgentes para o nosso futuro. É um momento de compartilhamento de saberes, experiências e de construção coletiva, onde a academia e a sociedade se encontram para pensar soluções para os desafios que enfrentamos. Este é o caminho para fortalecer o papel da universidade como um agente de mudança e inovação no contexto local e global”, expressou.
O evento seguiu com palestras, discussões, mesas redondas e debates, abordando temas atuais e relevantes para o avanço da pesquisa, inovação e extensão universitária, e continuará até esta sexta-feira (22).
Por: Karolynne Sodré
Fotos: Rafael Carvalho