Uema realiza I Workshop sobre Mudanças Climáticas, Segurança Alimentar e Florestas dentro da programação do CIAS 2025
Por ODS UEMA em 17 de setembro de 2025
Na manhã desta terça-feira (16), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus São Luís, sediou o I Workshop “Mudanças Climáticas, Segurança Alimentar e Florestas”, no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação – Uemanet. O evento foi promovido pela Uema em parceria com a Assessoria Especializada na Articulação dos ODS, o Projeto Floresta+Amazônia, o Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente (Uniceuma) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Uema), em formato híbrido.
A atividade integra a programação do IV Congresso Internacional Ambiente & Sustentabilidade (CIAS 2025), que acontece de 15 a 19 de setembro de 2025, com o tema central “Saúde Única Planetária e suas relações com as mudanças climáticas”, reunindo pesquisadores, estudantes, gestores públicos e representantes da sociedade civil em atividades presenciais e online. A proposta é discutir soluções integradas para os principais desafios ambientais contemporâneos.
A abertura contou com a presença do vice-reitor da Uema, professor Paulo Catunda; da coordenadora local do Projeto Floresta+Amazônia, Geusa Dourado; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da Uema, Tiago Massi Ferraz e da professora Ariadne Rocha, chefe da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da universidade.
Em seu pronunciamento, a professora Ariadne Rocha ressaltou que refletir sobre as mudanças climáticas é pensar na própria existência: “Pensar em mudanças climáticas é pensar na nossa própria existência. Elas já estão presentes e impactam diretamente a vida das pessoas, especialmente das comunidades mais vulneráveis. A missão da Uema é promover a reflexão, a conscientização e a transformação, assumindo a responsabilidade de articular ciência, educação e sociedade em busca de soluções.”
O vice-reitor Paulo Catunda reforçou o papel estratégico da universidade e do Maranhão no debate ambiental: “O tema é fundamental. O Maranhão tem grande potencial, mas também enfrenta vulnerabilidades. A Uema precisa ser vanguarda nesse processo de discutir soluções, preservando nossas florestas e garantindo segurança alimentar para as comunidades. É uma pauta positiva que conecta o debate local a discussões nacionais e globais, como a COP.”
O IV CIAS 2025, reúne oito eventos integrados, e possibilita que a Uema seja um espaço de referência no debate ambiental no Maranhão. A programação destaca que as mudanças climáticas não são apenas um desafio científico, mas também social, econômico e político, exigindo respostas conjuntas entre universidade, poder público e sociedade civil.
Por: Karla Álmeida
Fotos: Rafael Carvalho