Dicas de ODS

Para melhor compreender esta temática, deixamos algumas sugestões de exemplos práticos e possíveis aplicações dos ODS no seu cotidiano. Sim, enquanto cidadãos, cada um de nós pode contribuir para o alcance desta Agenda Mundial atuando localmente, em nossas casas ou comunidades. Se inspire!


Sugestões de ações: campanhas do agasalho, campanha de arrecadação de materiais e construção de moradias de emergência, participação e/ou promoção de mutirões de melhorias básicas em comunidades em situação de vulnerabilidade, debater pobreza e situação socioeconômica do MA nos programas de pós-graduação e na graduação, inserir a pobreza e direitos humanos como conteúdos de disciplinas, elaborar campanhas informativas e eventos acadêmicos.

Sugestões de ações: Oferecimento de refeições a pessoas em situação de rua, arrecadação de alimentos não perecíveis, oficinas de aproveitamento integral dos alimentos na comunidade, entrega de cestas básicas, campanhas de conscientização sobre desperdício e construção de hortas comunitárias, ciclo de desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa, e debate e ações sobre formas de desnutrição e qualidade de vida.

Sugestões de ações: podem ser realizadas ações como mutirões de saúde para a comunidade com especialistas, caminhadas e corridas em grupo, gincanas com as crianças, palestras e oficinas sobre prevenção de diversas doenças, campanhas de doação de sangue e medula óssea e práticas coletivas de exercício ao ar livre, promoção de atividades com a terceira idade, desenvolvimento de trabalhos acadêmicos (TCC, programas de pesquisa e extensão, dissertação e teses), espaço de discussão sobre situação do MA sobre mortalidade materna e infantil, ofertar cursos sobre: AIDS, tuberculose, malária,   doenças tropicais, hepatite e doenças transmitidas pela água. Campanha sobre: saúde sexual, planejamento familiar, doenças tropicais, acidentes em estradas, saúde mental e/ou prevenção do uso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool. Trabalhar nas disciplinas conteúdos sobre produtos químicos perigosos, contaminação e poluição do   ar, da água e do solo.

Sugestões de ações: Arrecadação de material e uniforme escolar, oferecimento de cursos e conhecimento técnico, formação e/ou participação como voluntário em cursinhos comunitários, aulas gratuitas de reforço escolar, engajamento em campanhas “adote um aluno” com ajuda e acompanhamento mensal, oferecimento de cursos para professores da rede pública, arrecadação de livros, contação de histórias e outras atividades educativas lúdicas. Fortalecimento de programas que atuam com o desenvolvimento na primeira infância. Campanhas sobre disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade. Conteúdo de disciplinas e cursos: gênero, indígenas, crianças com deficiências, alfabetizados, conhecimento básico de matemática e educação para o desenvolvimento sustentável, construir e melhorar instalações físicas para educação apropriadas  para crianças e sensíveis às deficiências.

Sugestões de ações: Este tema super atual e que está sendo cada vez mais trabalho nas empresas apresenta diversas possibilidades de ação, tais como: campanhas de conscientização e estímulo à denúncia de violência doméstica, apoio e voluntariado em projetos para mulheres, oferecimento de cursos de artesanato e possíveis fontes de renda, oficinas e palestras sobre saúde da mulher, bazar na empresa com a venda de produtos de mulheres da comunidade, promoção de aulas de defesa pessoal para mulheres, criação e/ou estímulo a creches comunitárias. Conteúdo em disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação: discriminação contra as mulheres e políticas de proteção social. Campanha sobre empoderamento das mulheres. Objeto de projetos: eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas.

Sugestões de ações: Arrecadação e envio de água potável para vítimas de catástrofes naturais, arrecadação de recursos para projetos comunitários, participação em mutirões de melhorias em favelas, criação de redes que permitam levar soluções de baixa tecnologia para comunidades que precisem, entre outras, são algumas das possibilidades de ação que podem contribuir para a preservação e disponibilidade deste recurso natural essencial a todos. Conteúdo de disciplinas: acesso universal e equitativo à água potável. Capacitações sobre gestão da água e do saneamento, enfrentamento da escassez de água, qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos   e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas   residuais não tratadas, e aumentando substancialmente a reciclagem     e reutilização segura globalmente. Ações de cooperação transfronteiriça. Cooperação internacional e o apoio ao desenvolvimento de capacidades para os países em desenvolvimento em atividades e programas relacionados a água e ao saneamento, incluindo a coleta de água, a dessalinização, a eficiência no uso da água, o tratamento de efluentes, a reciclagem e as tecnologias de  reuso.

Sugestões de ações: Campanhas internas e externas sobre uso consciente de energia, apoio a projetos de pesquisa e extensão sobre energia limpa, participação em projetos de implementação de tecnologias básicas em comunidades. Capacitação sobre energia limpa. Implantação de energias renováveis no campus.

Sugestões de ações: Palestras e oficinas sobre educação financeira, aulas sobre conceitos básicos de empreendedorismo, feiras e bazares com artesãos e pequenos produtores, promoção de cursos que gerem possíveis fontes de renda, palestras sobre direito do trabalhador, mapeamento e divulgação de feiras livres da cidade, entre outras. Conteúdo de disciplinas: empreendedorismo, criatividade e inovação. Capacitação sobre: Produção e Consumo  Sustentáveis, Empregabilidades de jovens (ECA), Campanha e debate sobre: erradicação o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas e assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil.

Sugestões de ações: Para atingimento deste Objetivo, as empresas podem contribuir através de apoio e divulgação do financiamento coletivo de projetos inovadores e doação de computadores e outras tecnologias a projetos sociais e escolas públicas. Ação das empresas juniores junto as pequenas empresas.

Sugestões de ações: Capacitação técnica e oferecimento de oportunidades a refugiados, apoio a projetos de educação inclusiva e orientação profissional a jovens de baixa renda. Conteúdo em disciplinas de todos os cursos: empoderar e promover a inclusão social, econômica e política. Campanhas e capacitação: igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades.

Sugestões de ações: mutirões de limpeza e melhoria de praças, praias e outros espaços públicos, construção de horta comunitária e implementação de coleta seletiva na empresa e espaços da comunidade. Pesquisa e Extensão na área de urbanização. Conteúdos de disciplinas: a) construções sustentáveis e robustas e b) sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis, transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos. Conteúdo para graduação e pós-geografia: relações econômicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas, periurbanas e rurais. Capacitações sobre construções sustentáveis.

Sugestões de ações: Promoção de bazares de troca de roupas e brinquedos, palestras sobre consumo consciente, campanha de substituição do copo plástico por canecas e oficinas de aproveitamento de materiais recicláveis. Conteúdo de disciplinas: gestão sustentável e uso eficiente dos recursos naturais e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento,  incluindo as perdas pós-colheita. Campanhas educativas: reduzir as perdas de alimentos. Manejo ambientalmente adequado dos produtos   químicos e de todos os resíduos e reduzir substancialmente a geração de resíduos. Parcerias institucionais: incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis. Licitação: compras públicas sustentáveis. Disciplina, conteúdo de disciplina e capacitação em desenvolvimento sustentável e turismo sustentável.

Sugestões de ações: campanhas e atividades sobre uso consciente de energia, implementação de coleta seletiva, exibição de filmes sobre aquecimento global, teatro para as crianças sobre a importância de cuidar do planeta e gincana sobre reciclagem. Produção do relatório das mudanças climáticas no MA no formato acessível a sociedade. Conteúdo de disciplinas: mitigação global do clima.

Sugestões de ações: Passeio com crianças à nascente e/ou ao rio da cidade, mutirão de limpeza de praias e campanha para a redução do consumo de plástico podem ser boas opções de ação voluntária. Conteúdo para disciplinas dos graduação e pós-graduação: poluição marinha, convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, conservação e utilização sustentável dos oceanos e dos seus recursos. Capacitação: oceanos   saudáveis e produtivos, restauração de populações de peixes e biodiversidade marinha. Pesquisa e extensão sobre os oceanos. Campanha informativas.

Sugestões de ações: Sugestões de ações que podem ser organizadas dentro deste tema são: promoção de trilha ecológica, produção de mudas florestais, plantio de árvores nativas,implantar horta comunitária ou escolares, oficinas de permacultura e jardinagem. Pesquisa na área de descrição dos recursos naturais do MA. Conteúdo de disciplinas: restaurar florestas  degradadas, manejo florestal sustentável e sistemas agroflorestais. Capacitação e campanhas informativas sobre: combater a desertificação, importância da biodiversidade, combate à caça ilegal e   ao tráfico de espécies protegidas.

Sugestões de ações: Promoção de assessoria jurídica gratuita a organizações sociais e pessoas de baixa renda, paz no trânsito, oficinas de comunicação não violenta, promoção de esportes com crianças e jovens de baixa renda, palestras e atividades sobre ética no cotidiano, entre outras. Campanha informativa: leis e políticas não discriminatórias.

Sugestões de ações: apoiar e divulgar projetos de financiamento coletivo de causas importantes, auxílio na construção de redes entre empresas e organizações sociais e envolvimento na construção de políticas públicas mais justas, acompanhando e participando dos espaços de discussão. Ampliar a cooperação regional e internacional. Publicação de artigos, revistas, boletim técnico e livros. Cacitação: tecnologias de informação e comunicação. Apoiar os planos nacionais para implementar todos os objetivos de desenvolvimento sustentável. Instituir programa institucional para promoção de políticas para a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável. Ampliar parcerias públicas, público-privadas, privadas, e com a sociedade civil (institucionalizadas). Dinamizar o tempo para celebração de convênio ou termo de cooperação técnica. Revisar sisitemas de cadastro de discentes, docentes, servidores e comunidade atendida quanto – renda, gênero, idade, raça, etnia, status migratório, deficiência, localização geográfica e outras características relevantes em contextos nacionais.