Histórico

Há vinte e um anos atrás, foram assumidos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), como uma proposta de plano global da Organização das Nações Unidas, fornecendo um quadro importante para o desenvolvimento global com um progresso significativo em múltiplas áreas, principalmente, de ordem social, direcionado aos países em desenvolvimento.

Pelos resultados obtidos a partir da aplicação desse plano mundial baseado em objetivos e metas específicos, ao longo de quinze anos (2000-2015), este inspirou a adoção de um outro plano, de igual estruturação, mas mais amplo e abrangente, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – Transformando Nosso Mundo, organizada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 169 Metas, e mais de 240 indicadores. Esta agenda é um plano de ação global com foco nas Pessoas, no Planeta e na Prosperidade. Mas ela procura também fortalecer a Paz universal com mais liberdade, e promover a realização de Parcerias, a todos os níveis, perfazendo o conjunto dos 5P’s que é referido na Agenda 2030. É amplamente reconhecido que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global proposto e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda Universal, abrangendo todos as nações signatárias da ONU (desenvolvidas e em desenvolvimento). Estes foram construídos sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM e se propõem terminar o que estes não conseguiram alcançar. Seu principal propósito reside em concretizar os direitos humanos de todos, colocando foco sempre nos mais vulneráveis, pois trata-se de uma agenda essencialmente a favor da dignidade humana. Os ODS são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. No entanto, estes trazem também uma quarta dimensão, a institucionalização, porque o cumprimento dos ODS é essencial ser abraçado também pelas instituições, sejam elas de qualquer natureza, dimensão ou origem.