Sustentabilidade nas universidades: UEMA participará pela primeira vez do ranking internacional THE Impact

Por em 7 de julho de 2021

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) irá participar pela primeira vez do THE Impact, um ranking internacional organizado pela Times Higher Education para avaliar a sustentabilidade nas instituições de Ensino Superior.

O THE Impact tem um formato inovador de avaliação baseado na missão prioritária das universidades: a pesquisa, o ensino e a extensão. Dessa forma, são avaliados esses pilares e se a instituição está preocupada com a sustentabilidade internamente, além de sua conexão com essa questão em relação à sociedade.

Na UEMA, foram selecionados os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para avaliação no ranking: 1- Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; 2- Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; 3- Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades; 4- Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos; 14- Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável; e 17- Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

As informações começaram a ser reunidas por setores estratégicos desde o dia 5 de julho e o prazo para coleta dos dados encerra no dia 4 de agosto.

Os dados serão sistematizados pela Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Superintendência de Relações Internacionais,  para serem submetidos à avaliação pela organização THE Impact ainda no segundo semestre deste ano.

O resultado final está previsto para abril de 2022.

Para tirar dúvidas sobre o preenchimento do diagnóstico THE Impact, entre em contato: ods@uema.br

Saiba mais sobre Times Higher Education

É uma das fontes mais confiáveis na divulgação de rankings das universidades. Avalia a contribuição das universidades para as Metas de Desenvolvimento Sustentável relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estes foram definidos pelas Nações Unidas como um “plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade”.

Por Débora Souza