Aberta as pré-inscrições para o Curso de Extensão de Assessores Populares em Desenvolvimento Sustentável

Por em 29 de setembro de 2021

CURSO ASSESSORES POPULARES EM ODS

Curso de Extensão em Assessores Populares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fruto de uma parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Rede ODS Brasil.

APRESENTAÇÃO

O curso foi desenvolvido em três módulos e vai tratar da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as suas metas, formas de mobilização, localização e parcerias.

O seu principal objetivo é o de formar assessores populares para atuar como multiplicadores na disseminação qualificada de mecanismos para a implantação da Agenda 2030.

Esta proposta inovadora foi construída a partir de coleta de demandas comunitárias, fator que possibilitou a adequação de linguagem e de conteúdo, ampliando desta maneira o público a quem está sendo destinado a sua oferta.

O curso de extensão universitária envolve momentos síncronos, com aulas ao vivo pelo Canal YouTube ODS – UFT, e assíncronos com atividades à distância (Ead), que serão disponibilizadas pela PLATAFORMA ESKADA/UEMANET, totalizando a carga horária certificada de 30 horas.

PROGRAMA DO CURSO

MÓDULO I

AGENDA 2030 E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Ministrantes: Suely Lopes, Edgar Alberto, Mylena Jacundá e Isaque Fontes

Data: 19 de outubro de 2021, às 15 horas

Apresentar as noções preliminares a respeito da Agenda 2030

1.Preâmbulo do Documento (Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável);

2.Criação na ONU e o motivo da criação da Agenda 2030;

3.A ideia de que estipular metas ajuda a chegar nos objetivos;

4.Objetivos do Milênio e Agenda 2030;

5. Eixos da agenda: social, ambiental e econômico;

6.5 Ps: Pessoa, planeta, prosperidade, paz e parceria;

7.Brasil e os Objetivos do Milênio;

8.Territorialização e localização da agenda: Global, Nacional, Estadual e Municipal; e

9.Princípios da Agenda: universalidade e trazer o lema como encerramento “não deixar ninguém pra trás”.

MÓDULO II

AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUAS METAS

Ministrantes: Antonilson, Mirlene, Ana Carolina e Valério Oliveira

Data: 26 de outubro de 2021, às 15 horas

OBJETIVO

Apresentar noções básicas sobre os ODS e das Metas em sustentabilidade.

1.Definição de Desenvolvimento Sustentável no contexto local;

2.Definição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas metas;

3.Definição de metas finalísticas e metas de implantação;

4.A participação da sociedade civil no processo de negociação da nova Agenda de desenvolvimento sustentável;

5.Os responsáveis pela implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;

6.Harmonização dos três elementos centrais da Agenda 2030: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente;

7.Os tratados, acordos e leis que vinculam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;

8.Os mecanismos de acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; e

9.Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o planejamento local.

MÓDULO III

MOBILIZAÇÃO PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Ministrantes: Fabrícia, Hayala, Jordana, Laís e Vitor

Data: 09 de novembro de 2021, às 15 horas

OBJETIVO

Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

1.Mobilização de recursos e compromissos;

2.Papel da mobilização social e os projetos de reforço ao atendimento da Agenda 2030;

3. Idenficação de atores locais colaboradores para a implantação da Agenda 2030;

4.Entendendo os mecanismos para contribuir e dar efetividade a implantação da Agenda 2030;

5.Práticas desenvolvidas por outros projetos que possam contribuir para a efetivação dos ODS a nível local e regional.

PROCESSO AVALIATIVO

No que tange ao processo avaliativo, você será avaliado no decorrer do curso e ao final de cada módulo, haverá uma atividade avaliativa, que será necessária para prosseguir à etapa seguinte.

Fique atento aos critérios avaliativos e a pontuação mínima requerida nas atividades, para que possa concluir o curso com êxito.

Na conclusão de todos os módulos, você receberá o seu certificado automaticamente.

CERTIFICAÇÃO

O processo de certificação se dará pelo registro do seu progresso no curso, por meio do acesso a todos os materiais disponibilizados, bem como a resolução das atividades.

Você poderá emitir seu certificado on-line de conclusão de curso pela Universidade Estadual do Maranhão, disponibilizado em link específico na página inicial do curso.

A emissão é de sua inteira responsabilidade, pois a Universidade não envia certificado por nenhum meio digital (e-mail, celular etc.) ou físico (correio).

A Universidade, também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos, o certificado é o meio disponibilizado para atestar que houve a conclusão do curso.

No certificado, constam os seguintes dados: nome do participante, carga horária, código para fins de autenticação e assinatura dos responsáveis pelos departamentos, devidamente carimbados.

Não há atribuição de qualquer tipo de nota ou conceito.

É necessário que você observe se o seu nome está registrado corretamente, antes de gerar o seu certificado.

Fonte: Ações ODS | UFT