Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: pacto global na atualidade e “Juventude na Atualidade: Compromissos com os ODS” foram temas de Mostra Científica na UEMA.


Por em 8 de outubro de 2021



Durante 05 a 08 de outubro de 2021 aconteceu A XVI Mostra Acadêmica-Científica de Ciências Biológicas da UEMA – MACCBIO E A 8ª Mostra Acadêmico-Científica em Ciências Biológicas (8ª MACCBIO JOVEM)

A Mostra Acadêmica-Científica de Ciências Biológicas foi criada por professores/as e alunos/as do Curso de Ciências Biológicas, Campus Paulo VI, da Universidade Estadual do Maranhão para ampliar os conhecimentos aprendidos em sala de aula, laboratórios e demais atividades acadêmicas.
Esse ano o encontro trouxe como discussão de abertura o Pacto global e ODS: impactos, reflexões e transformações sociais, a programação trouxe discussões, apresentou soluções e formas que podemos alcançar os objetivos da Agenda 2030, além de trazer criticidade sobre a destruição do meio ambiente e o avanço da fome em nosso país.
O Encontro teve como tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: pacto global na atualidade”, e concomitante apresentou 8ª MACCBIO JOVEM, com o tema “Juventude na atualidade: Compromisso com os ODS”.

Os estudantes e professores(as) do ensino fundamental e médio, trouxeram para discussão temas atuais de forma dinâmica e interativa para os jovens como: palestra, bate papo, circuito sala verde, minicurso, ecocine, biologando, roda de profissões, apresentação de trabalhos, games, premiações, atração cultural.

Em paralelo estava acontecendo a mostra jovem que teve como objetivo refletir e promover ações a partir dos eixos: social, ambiental e econômico que visam atenção e mudança de comportamento para com pessoas e a natureza, além de realizar um concurso mostrando as várias formas de fazer ciências voltado para os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), tendo como categorias principais: Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Questões sociais.

A Palestra de encerramento sobre Desigualdade social, agricultura familiar e a fome no Brasil ministrada pela Profa. Dra. Ariadne Rocha, Chefe da Assessoria especializada de Articulação em Desenvolvimento Sustentável ODS UEMA, causou discussões sobre o retrocesso diante dos desmatamentos que estamos vivendo na atualidade, o avanço da violência e o trabalho dos ODS.

Confira toda programação na página:

Cerimônia e Palestra de Abertura da XVI MACCBIO:

Palestra 1 – Diversidade, currículo e práticas pedagógicas:

Palestra 2 – Indústria e construção civil sustentável em São Luís:

Palestra 3 – Mudanças climáticas e suas consequências para os próximos séculos:

Palestra 4 – Incentivo à pesquisa: vacinas e medicamentos:

Mesa-redonda 1 – Educação Básica na pandemia: desafios para adaptações no meio tecnológico:

Mesa-redonda 2 – Empreendedorismo social e sustentável: perspectivas e desafios:

Mesa-redonda 3 – Energia renovável, limpa e sustentável: reflexões para novas práticas:

Mesa-redonda 4 – Mortalidade, vulnerabilidade e políticas públicas no Brasil das inefetividades:

Minicurso 2: Tecnologias e ferramentas no uso de projetos ambientais:

Cerimônia de Premiação e encerramento:



Últimas Postagens