UEMA é classificada em ranking mundial de universidades com impacto sustentável

Por em 30 de maio de 2022

Universidade Estadual do Maranhão participou pela primeira vez do Impact Rankings, elaborado pela Times Higher Education (THE), se estabelecendo na faixa de 1001 melhores universidades entre as 1406 instituições de ensino analisadas no mundo. De 48 universidades brasileiras, a Instituição está em 42º lugar, sendo a única do Maranhão a participar do ranking.

A THE é uma instituição britânica especializada em educação e o intuito do ranking é analisar quais universidades e instituições de ensino do mundo estão em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

Em 2022, a UEMA participou do ranking com cinco ODS, apresentando melhor desempenho no ODS 2 (Rank mundial 101-200, Score de 56,1): Objetivo 1: Erradicar a Pobreza; Objetivo 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável; Objetivo 6: Água Potável e Saneamento; Objetivo 12: Consumo e Produção Responsáveis; Objetivo 17: Parcerias e Meios de Implementação.

“A presença da UEMA no ranking demonstra duas coisas: o compromisso da nossa instituição com os objetivos do desenvolvimento sustentável e a escolha estratégica pela internacionalização. São princípios sobre os quais montamos a agenda institucional, materializada no PDI UEMA 2021-2025. Queremos ser uma instituição forte acadêmica e socialmente, reconhecida além dos limites do MA e parte da rede mundial de conhecimento”, disse o reitor Gustavo Costa.

De acordo com Ariadne Rocha, da Assessoria Especializada na Articulação dos ODS na Universidade, “a UEMA reafirma em suas políticas institucionais o compromisso com a formação cidadã e com o desenvolvimento sustentável, alinhando ensino, extensão, pesquisa e gestão ao Plano de Desenvolvimento Institucional em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e realidade maranhense”.

A classificação completa com todas as instituições pode ser acessada no site: https://www.timeshighereducation.com/rankings/impact/2022/overall.

Fonte: ASCOM/UEMA