Visita as unidades produtivas do NEAPO abre a 1ª Jornada Decolonial Internacional – Região Foco: O Arco de Regeneração da Amazônia

Por em 10 de junho de 2022

O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Maranhão (NEAPO), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP) e Alimentun LTDA, promoveram a 1ª Jornada Decolonial Internacional – Região Foco: O Arco de Regeneração da Amazônia com ação realizada no dia 8 de junho no Campus Paulo VI, promovendo visitação e diálogo nas Unidades de Aprendizagem do NEAPO.

Na fala de abertura tivemos a participação da Dra Ariadne Enes Rocha, Assessora ODS Uema, Dra Maria Rosângela Malheiros coordenadora do NEAPO, Mestre Marluze Pastor, da AGERP, e Dra Thais Roseli Corrêa coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia.

A visita contou com a participação do grupo de 45 pessoas composta por agricultoras de comunidades rurais da Ilha de São Luís (Coquilho, Tajipuru, Mato Grosso, Pindoba, Cajupari e Santa Maria), técnicos da AGERP, docentes da Uema e discentes da graduação e pós-graduação da UEMA.

A atividade foi conduzida por docentes e discentes da UEMA permitindo uma trilha de aprendizado.

1. Sistema Agroflorestal com Fruteiras Nativas (SAF):
Coordenado pelo prof. Dr. José Ribamar Gusmão Araujo que mostrou a importância desse sistema para a sustentabilidade social, econômica e ambiental.

2. Produção Orgânica das Hortaliças, dividida em Convencionais e Não Convencionais (PANC´s):
A produção das hortaliças convencionais foi exposta pelo discente da Agronomia Raimundo Matos Pereira Neto e das Convencionais – PANC´s pela prof.ª Drª Josilda Junqueira Ayres Gomes que expôs a importância de inserção dessas espécies na alimentação, a forma de cultivo e consumo, finalizando sua exposição com a degustação de algumas de suas receitas.

3. Produção de Gongocomposto:
Relatada pelo discente da agronomia Jefferson Fontinelle Borralho que apresentou essa alternativa de produção de adubo orgânico usando embuás.

4. Oficina de Manejo Agroecológico de Doenças:
Ministrada pelos discentes da Pós-graduação em Agroecologia (PPGA), Alan de Sousa Sousa, Maria Francisca Oliveira Borba, Anne Caroline Bezerra dos Santos, coordenados pela profª Drª Antonia Alice Costa Rodrigues.

5. Identificação e Manejo de Plantas Espontâneas:
Ministrado pelos doutorandos do PPGA, Edaciano Leandro Losch e Fabio Pierre Fontenelle Pacheco, coordenado pela prof.ª Drª Maria Rosangela M. Silva.

6. Restauração Ecológica:
Apresentada pelo Prof. Dr. Guillaume Xavier Rosseau.

Saiba mais:
A 1ª Jornada Decolonial Internacional – Região Foco: O Arco de Regeneração da Amazônia realizará eventos paralelos em diferentes locais do mundo para se conectarem e aprenderem sobre a região em foco, contemplando o Maranhão e o Pará no Brasil. As atividades realizadas durante o evento estarão correlacionadas aos temas: ● Comunidades tradicionais, ● Violações dos direitos humanos, ● Contexto histórico de desmatamento, ● Contexto sócio-político-ambiental atual na região em foco, ● Ecossistema nativo da região em foco, e ● Decolonização.

Organização:
Meli Bees Network gUG