Segundo Ciclo de Debates SRI-ODS tem palestra “Desenvolvimento protegido e sustentado das crianças e adolescentes maranhenses”.

Por em 16 de maio de 2023

Aconteceu nessa segunda-feira, 15, no auditório do UEMAnet, o segundo Ciclo de Debates SRI-ODS com a palestra “Desenvolvimento protegido e sustentado das crianças e adolescentes maranhenses”, ministrada por Ofélia Silva, chefe de escritório do UNICEF no Maranhão.

Promovido pela Superintendência de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão e pela Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS-UEMA, o encontro teve por objetivo fomentar o debate de temáticas que são transversais à internacionalização e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Segundo Stefanie Monteiro, Chefe de Mobilidade Internacional da SRI, a temática do segundo Ciclo “é uma discussão bem salutar, é uma pauta importante para a UNICEF, toda essa temática e essa discussão sobre a juventude maranhense são temas transversais para os ODS, para a internacionalização acadêmica e relações internacionais em geral, é algo que interessa todos os campos de discussão”.

O UNICEF tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento protegido e sustentado das crianças e adolescentes maranhenses. Através de programas e iniciativas abrangentes, a organização tem trabalhado incansavelmente para garantir o acesso a direitos fundamentais, tais como saúde, educação, proteção e participação. Por meio de parcerias estratégicas com instituições locais e o governo do estado, o UNICEF tem implementado ações que visam melhorar a qualidade de vida e promover um ambiente seguro e saudável para todas as crianças e adolescentes no Maranhão.

O Ciclo de Debates também funcionou para divulgar as parcerias resultantes do memorando de entendimento firmado em março de 2023 entre a UEMA e o UNICEF. Uma das metas fundamentais é fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão, proporcionando apoio às iniciativas e temas promovidos pelo UNICEF no Maranhão e no mundo.

Para Ofélia Silva, chefe de escritório do UNICEF no Maranhão, “a parceria com a UEMA é uma preciosidade pra gente, o nosso programa do UNICEF do Brasil como agência da ONU, conquista a oportunidade de se multiplicar em termos de mensagem, alertas, de conscientização, de incidência para melhorar as políticas públicas na medida em que a universidade aceita o convite da parceria”.

Para Ariadne Enes Rocha, Assessora – Chefe da Assessoria ODS-UEMA, é fundamental que “ressignifiquemos nossas práticas, nosso modo de ensino e nossos projetos de pesquisa e extensão, a fim de alinhá-los com as políticas que devem ser implementadas e realizadas em nosso território. Buscamos alcançar mudanças reais e significativas, e a universidade assumiu o compromisso de alinhar-se com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, consolidando nossa parceria efetiva com o UNICEF. Compreendemos que nossas políticas internas devem caminhar nessa direção, buscando soluções e concentrando esforços nos tópicos elencados e recomendados como pontos estratégicos a serem debatidos em várias formações e áreas de conhecimento. Temos o compromisso de direcionar esses esforços e conhecimentos em nossas práticas para a resolução desses problemas, incluindo o diagnóstico adequado, o desenvolvimento de tecnologias e procedimentos de monitoramento, e a disseminação dessas soluções em nossos processos, sempre considerando o contexto da população mais vulnerável”.

A palestra completa está disponível no canal da Superintendência de Relações Internacionais no YouTube.

Por: Elitiel Guedes – Assessoria ODS/UEMA