Uema e PNUD assinam Memorando de Entendimento para impulsionar estratégias com foco nos ODS e Agenda 2030

Por em 16 de maio de 2023

A parceria prevê compartilhamento de estudos para dar subsídios à elaboração de políticas públicas

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Walter Canales e a representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Katyna Argueta, assinaram nesta manhã (16), o Memorando de Entendimento (MoU) para impulsionar a troca de conhecimentos e estratégias com foco na biodiversidade, socialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e capacitação da Agenda 2030.

O objetivo é estabelecer um marco de cooperação não exclusiva, facilitar e fortalecer a colaboração entre as áreas de interesse comuns das Instituições. O acordo prevê o compartilhamento de estudos e pesquisas sobre biodiversidade, de forma a apoiar o manejo de ecossistemas, e a troca de conhecimentos sobre estratégias produtivas de base sustentável para o enfrentamento da pobreza rural no Maranhão.

Além disso, abrange a elaboração de material para capacitação nas temáticas da Agenda 2030 e dos ODS. E também, fortalecer o conhecimento de gestores municipais e estaduais sobre os Objetivos por meio de apoio acadêmico em oficinas e assessoria técnica-científica.

O reitor Walter Canales mencionou: “Eu creio que a Academia tem que ter uma participação ativa na implementação dos ODS e da Agenda 2030 na sociedade. Vejo essa parceria Uema e PNUD com excelentes olhos, já que promover ações voltadas para esse tema é prioritário na nossa Gestão. Portanto, será um casamento de interesses que trará como frutos pesquisas e estratégias para que possamos prosperar e contribuir na concretização da nossa missão que é produzir e difundir conhecimentos”.

A representante do PNUD no Brasil, Katyna Argueta, pontuou que a Agenda 2030 representa uma quebra de paradigma porque envolve o cidadão e não somente governos e grandes instituições. Destacou ainda, a importância do comprometimento do setor privado, inclusive o financeiro.

“Nosso objetivo com essa parceria é fazer com que a universidade seja fator essencial de transformação da sociedade brasileira. É essencial que o conhecimento gerado na universidade não seja subutilizado, mas adotado para mudar realidades”, enfatizou a Katyna Argueta.

PNUD

O Programa atua como braço operacional das Nações Unidas em Nível Nacional e trabalha com parceiros em vários países para promover, entre outras coisas, o desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza, o progresso das mulheres, a boa governança e o Estado de Direito.

O PNUD apoia um conjunto de cursos elaborados pela Rede ODS Brasil com diversas universidades brasileiras, entre eles o curso de Planejamento Municipal e Agenda 2030 promovido pela UEMA.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho