Uema e Unicef se reúnem para tratar sobre Memorando de Entendimento assinado entre as Instituições

Por em 16 de maio de 2023

Uema e Unicef unem forças a fim de aprimorar políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Walter Canales esteve reunido, na manhã desta terça-feira (16), na Reitoria – Campus Paulo VI, com a Chefe do Escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para o Maranhão, Ofélia Silva.

A parceria entre a Uema e o Unicef surgiu com a assinatura de um Memorando de Entendimento que tem um grande potencial para contribuir com o desenvolvimento sustentável do estado do Maranhão, por meio da educação e capacitação de profissionais que atuam na área de infância e adolescência, e do fortalecimento das políticas públicas que buscam garantir um futuro melhor para todos.

O memorando prevê também a colaboração técnica para o desenvolvimento de políticas, planos, estratégias de ação e sistemas de monitoramento relativos aos objetivos do acordo assinado, realização conjunta de eventos e capacitações, na seara da proteção dos direitos da criança e do adolescente e, produção e estudo de evidências relacionadas às vulnerabilidades sociais infantojuvenis, bem como elaboração de recomendações de políticas nas áreas enfocadas.

O Reitor Walter Canales destacou, “iniciamos hoje, com essa reunião, a construção de uma proposta de trabalho em conjunto. Uema e Unicef dando o primeiro passo na concretização de uma parceria por meio da oferta de estratégias que formem uma sociedade justa, a partir da educação. Essa é uma pauta que merece nosso olhar atento e uma visão ampliada para além da comunidade acadêmica na busca constante de impactar a sociedade maranhense de maneira positiva. Assim, desejamos que essa cooperação seja exitosa visando garantir os direitos desses jovens e crianças alvos da ação conjunta entre as duas instituições”.

Ofélia Silva, chefe do escritório do Unicef no Maranhão, declarou: “O Unicef e a Uema têm uma parceria absolutamente inovadora na proteção de direitos de crianças e adolescentes. A Uema, bem como nossos outros parceiros institucionais, é uma pedra preciosa nessa engrenagem de articulações para o desenvolvimento de nossas estratégias. Estou aqui para apresentar um leque de possibilidades, de ofertas, de soluções, de inovações e, que isso, de uma forma cooperativa, possa ser incorporada as iniciativas que a Uema oferece, já que na verdade, estamos em conjunto nesse desafio de construir modelos de desenvolvimento para criar oportunidades em uma grande plataforma de articulação de uma sociedade melhor”.

“Portanto, o impacto potencial para melhorar a qualidade das ações das políticas públicas pela infância se amplifica imensamente com essa parceria formal entre a Uema e o Unicef. Queremos aumentar e melhorar esses resultados em outras frentes. E a vocação da Universidade para descentralizar tanto o acesso ao conhecimento como as oportunidades de desenvolvimento inclusivo é um aporte valioso para que cada criança maranhense tenha maior proteção”, finalizou Ofélia Silva.

Por meio dessa cooperação, a Uema e o Unicef visam fortalecer as políticas públicas para crianças e adolescentes vulneráveis, bem como apoiar a mobilização local para a garantia de seus direitos. A cooperação promoverá a troca de conhecimentos técnicos e o desenvolvimento de estratégias para melhorar a vida de crianças e adolescentes maranhenses.

De um lado, o Unicef tem apresentado e mobilizado os municípios para melhorar os indicadores das principais políticas públicas relacionadas à proteção integral de crianças e adolescentes. Por outro lado, a missão da Uema, de produzir e disseminar conhecimentos voltados para a cidadania e para a formação profissional, comprometida com o desenvolvimento sustentável, tornou-a uma força motriz para a inovação local, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho