Uema conquista destaque histórico em Mapa Global da ONU

Por em 5 de outubro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da Uema (ODS Uema), está deixando sua marca no cenário global ao contribuir significativamente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Com 68 ações registradas, a UEMA representa nada menos que 11,60% da contribuição acadêmica mundial e impressionantes 82,93% das ações acadêmicas brasileiras registradas relacionadas aos ODS.

A campanha de Ação dos ODS da ONU foi lançada com o objetivo de impulsionar iniciativas e unir líderes mundiais para prestarem contas de seus progressos em direção aos ODS globalmente. Para atingir as metas estabelecidas até 2030, a campanha visa envolver todas as partes comprometidas com o desenvolvimento sustentável, incluindo agências da ONU, empresas, governos locais e nacionais, ativistas ODS, ONGs, academias e muito mais.

Uma colaboração notável ocorre entre a Campanha de Ação da ONU e a ActNow, a campanha climática da ONU, durante a Semana Global para os ODS. Isso resultou em um esforço conjunto para incentivar milhões de pessoas a registrarem suas ações por meio do aplicativo ActNow (#Act4SDGs), uma coalizão de parceiros estratégicos de diversos setores da sociedade civil, do setor privado, de redes de jovens e de organismos internacionais.

Uma das iniciativas mais emblemáticas, dentro da Semana Global para os ODS, é o “Mapa Global das Ações dos ODS,” que convida organizações e indivíduos a registrarem suas ações relacionadas aos ODS. Cada registro recebe uma página de perfil exclusiva para que possa ser compartilhada amplamente, garantindo que todas as ações sejam devidamente contabilizadas. Esse mapa permite a filtragem das ações por país, organização e ODS, proporcionando uma visão abrangente das atividades locais em todo o mundo.

Até à data de 21 de setembro de 2023, foram cadastradas globalmente um total de 25.887 ações nos diversos segmentos contemplados pela campanha. Surpreendentemente, a academia contribuiu com apenas 2,26% dessas ações para o avanço global. No entanto, quando se trata das ações acadêmicas registradas, o Brasil se destaca com 82 ações, representando 13,99% das ações acadêmicas mundiais. E dentre essas, a Universidade Estadual do Maranhão se sobressai com 68 ações, contribuindo com 11,60% para a causa global e liderando as ações acadêmicas brasileiras.

Participação em diversos municípios

A participação da UEMA abrange 10 municípios diferentes, com 54 ações em São Luís, além de contribuições em Santo Amaro, Conceição do Lago-Açu, Pedreiras, Timon, Colinas, Codó, Bacabal, São Bento e uma em Palmas, Tocantins, em parceria com a UFT e a Rede ODS Brasil.

A Universidade Estadual do Maranhão está desempenhando um papel de destaque no avanço dos ODS, institucionalmente, e demonstra um compromisso exemplar com o desenvolvimento sustentável a nível mundial. Suas contribuições notáveis são uma fonte de inspiração para a comunidade acadêmica e para todos os que buscam um mundo mais justo e sustentável.

Para conhecer mais sobre as impressionantes contribuições da Universidade Estadual do Maranhão para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, visite a página exclusiva da UEMA através desse link. Lá, você encontrará informações sobre pesquisas, ensino, extensão e gestão institucional relacionadas aos ODS, incluindo eventos realizados, discussões, projetos, documentos institucionais, editais e cartilhas, entre outros.

Por: Elitiel Guedes – Assessoria ODS UEMA