Assessoria ODS UEMA destaca a Importância das Ciências Básicas no Desenvolvimento Sustentável durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Por em 9 de novembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) reiterou seu compromisso com a promoção da ciência e inovação, ao participar ativamente da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada de 16 a 20 de outubro de 2023, em parceria com o Governo do Maranhão e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). O evento teve como tema central “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

Neste contexto, a Assessoria Especializada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UEMA desempenhou um papel fundamental ao enfatizar a importância das ciências básicas na construção de um futuro sustentável e na melhoria da qualidade de vida da população. A SNCT, com seus 20 anos de história, tem como objetivo primordial mobilizar a sociedade em torno da relevância da ciência como ferramenta para geração de valor, inovação e soluções para desafios nacionais.

O tema escolhido, “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, ressalta a contribuição crucial das ciências fundamentais, abrangendo as áreas da natureza, matemática e humanidades, na preservação de recursos naturais e na solução de desafios que afetam o meio ambiente e a sociedade. A Assessoria ODS UEMA, em colaboração com o IFMA Maracanã e Barreirinhas, contribuiu ativamente com a realização de palestras, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância das ciências no contexto do desenvolvimento sustentável.

Durante toda a semana da SNCT, os campi do IFMA foram cenário de diversas atividades relacionadas ao tema, incluindo palestras, exposições, demonstrações científicas e outras iniciativas educativas e lúdicas. A participação ativa da Assessoria ODS UEMA enriqueceu o evento com abordagens interdisciplinares que conectaram as ciências básicas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Assessoria ODS UEMA, por meio da sua participação, desempenhou um papel vital na conscientização sobre a importância das ciências básicas e sua relação direta com o desenvolvimento sustentável vinculado aos ODS, demonstrando como o conhecimento científico pode contribuir efetivamente para um futuro melhor.

Durante a SNCT, a Assessoria ODS participou ativamente em diversos momentos, por meio de palestras, incluindo “Importância da Iniciação Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento Sustentável” no IFMA Barreirinhas, como parte da II Mostra de Saúde, Meio Ambiente e Segurança Alimentar. No IFMA Maracanã, sua contribuição foi destacada durante o Encontro de Cursos Superiores com o tema “Projetando o Futuro Através da Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável”. Além disso, a Assessoria ODS participou do evento organizado pela Secretaria Estadual de Educação – SEDUC, intitulado “Semana de Ciência e Tecnologia da Rede de Educação Profissional e Integrada”, com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Todas essas atividades contaram com a presença da Assessora Chefe da Assessoria ODS UEMA, Ariadne Enes Rocha.

A presença da Assessoria ODS UEMA na 20ª SNCT reflete o compromisso da UEMA em promover a ciência e inovação como catalisadores do desenvolvimento sustentável, acelerando o alcance dos ODS e demonstrando a importância das ciências básicas sendo alicerce para um futuro melhor e mais sustentável.

Por Elitiel Guedes – Assessoria ODS UEMA.