Uema lidera na promoção dos ODS no ‘VIII Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

Por em 9 de novembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está desempenhando um papel de destaque no “VIII Encontro Nacional da Rede ODS Brasil”, realizado entre os dias 6 e 7 de novembro, como co-organizadora do evento em parceria com a Rede ODS Brasil, UFRPE, UDF e IFFAR.

O encontro teve início com uma mesa de abertura composta representantes de instituições de ensino superior e do governo, incluindo o Reitor da UDF, André Leão, Patrícia Menezes da Rede ODS Brasil, Sônia Costa da Secretaria de Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Thiago Galvão da UnB, Assessor Técnico da CNODS, e Ieva Lazareviciute, do Desenvolvimento Territorial do PNUD.

Na ocasião, a assessora-chefe da Uema, Ariadne Rocha, destacou-se como o ponto focal do Grupo de Trabalho Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – SNCTI, desempenhando um papel fundamental no engajamento institucional e na sistematização do planejamento para a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em colaboração com diversas instituições, incluindo UFT, MCTI, IMAC, UNB, UNIFESP, IFFAR, UNESP, UFRPE, UDF e UFPA.

Além de enfatizar as iniciativas pioneiras da Uema na promoção da sustentabilidade e no alcance dos ODS, a participação da Assessoria ODS UEMA em grupos de trabalho durante o evento contribuiu significativamente para as discussões mais amplas sobre o papel das instituições de ensino superior na promoção do desenvolvimento sustentável. A liderança e o conhecimento da UEMA serviram como fonte de inspiração para outras instituições, incentivando a disseminação de abordagens semelhantes em todo o país.

Ariadne Rocha, assessora-chefe da Assessoria ODS UEMA, ressalta a importância de participar do movimento em rede, destacando que “a socialização de boas práticas e estratégias de institucionalização compartilhadas durante o evento foi enriquecedora, permitindo um processo de reavaliação das práticas atuais e a criação de planos de ação contextualizados à realidade da Uema”.

Participação no evento

Durante o evento, foram apresentados painéis que abordaram a sistematização das estratégias de institucionalização da Agenda 2030 e dos ODS por parte das instituições do SNCTI, do Poder Público e de Organizações da Sociedade Civil. A presença ativa da Assessoria ODS da UEMA no evento demonstra o firme compromisso da instituição com a promoção do desenvolvimento sustentável e com a ativa adoção dos ODS em suas atividades de pesquisa, extensão, ensino e gestão. Isso reflete o papel pioneiro da UEMA como referência em sustentabilidade e cidadania global.

A participação ativa da UEMA no VIII Encontro Nacional da Rede ODS Brasil destaca o compromisso da universidade em contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e promover a sustentabilidade em todo o estado do Maranhão. A instituição se posiciona como um exemplo a ser seguido por outras universidades e instituições, demonstrando como a colaboração e o compartilhamento de boas práticas podem acelerar o progresso em direção à Agenda 2030 e aos ODS.

Por Elitiel Guedes – Assessoria ODS UEMA.