Uema recebe certificação do Selo ODS Educação 2023 em São Paulo: Reconhecimento nacional por 26 projetos de excelência

Por em 7 de março de 2024

Na noite dessa terça-feira, (05/03), em São Paulo, representada pela Assessora Chefe ODS UEMA Ariadne Enes Rocha, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu a certificação do Selo ODS Educação 2023, ao lado de 38 instituições de ensino do Brasil, pelo reconhecimento de seus 26 projetos certificados que abrangem as áreas de ensino, pesquisa, extensão, gestão e inovação, incentivando a promoção da educação de qualidade e o desenvolvimento sustentável.

O Selo tem o intuito de reconhecer projetos que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de estimular a participação das unidades de educação em iniciativas que auxiliem no alcance das metas da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), ele é uma iniciativa realizada pelo Instituto Selo Social, UNB2030 e GTAgenda2030.

Para a Assessora chefe ODS UEMA, a certificação do Selo ODS Educação, “só foi possível pelo desenvolvimento de atividades por docentes, discentes e servidores motivados pela necessidade de transformação da realidade maranhense. As ações de extensão foram as que mais contribuíram para essas conquistas e geraram o maior número de impactos sociais”.

A UEMA teve 26 projetos certificados, alcançando 86 impactos, com 121.260 atendimentos públicos e gratuitos para crianças, jovens, estudantes, adultos e idosos nos Campi de São Luís, Bacabal, Codó, São João dos Patos, Caxias e Pedreiras.

A entrega da Certificação contou com a presença do Pró-Reitor de Extensão Universitária de Cultura da Universidade Estadual de São Paulo – UNESP, a Diretora Executiva do Selo Social e Coordenadora do Selo ODS Educação, Carina Giunco, e a representante do GT2030, Adriana Ferrari.
Dentre as novidades do evento deste ano, destaca-se a mesa-redonda com o tema “Diálogos sobre os ODS na Educação”, que teve a participação de Sérgio Godoy, da Comissão Nacional Para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – CNODS, de Carina Giunco do Instituto Selo Social, Raquel Cabral da Rede Temática de Extensão UNESP Agenda 2030, de Gabriela Appugliese da Rede Estratégia ODS, Thiago Gehre da UNB2030 e Zuleica Goulart do Programa Cidades Sustentáveis, onde puderam apresentar cases que tratam dos objetivos de desenvolvimentos sustentáveis em diversas frentes de atuação.

Por Elitiel Guedes – Assessoria ODS UEMA