Universidade Estadual do Maranhão: Compromisso com a Igualdade de Gênero e Empoderamento Feminino. 


Por em 8 de março de 2024



A busca pela igualdade de gênero e pelo empoderamento das mulheres é um dos pilares fundamentais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), refletido não apenas em números, mas em ações concretas e políticas institucionais voltadas para esse fim. 

A UEMA reconhece que o alcance da igualdade de gênero e do empoderamento feminino não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma necessidade para o progresso sustentável e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030. 

No âmbito acadêmico, segundo os dados do anuário da UEMA, as mulheres têm sido protagonistas em diversos aspectos: 

Representam 60,76% das alunas na graduação e 46,31% na pós-graduação, demonstrando seu engajamento e dedicação nos estudos; 

Ocupam 66,55% dos cargos em comissão e 48,96% dos docentes, evidenciando sua presença ativa e influente, tanto na gestão, quanto no ensino. 

Nas posições de alta direção, as mulheres se destacam, sendo 66,67% Pró-Reitoras e Superintendentes, 68,18% Diretoras de Campus e Centros, e 75,00% liderando a UEMANET e Programas Especiais. 

Esses números refletem o compromisso da UEMA em promover a equidade de gênero em todas as esferas da instituição, alinhando-se aos ODS e à Agenda 2030. Não se trata apenas de estatísticas, mas de um compromisso real com a igualdade de oportunidades e o empoderamento das mulheres. 

A instituição assume seu protagonismo ao institucionalizar os ODS e a Agenda 2030 através da criação da Assessoria Especializada na Articulação dos ODS e do trabalho do Comitê de Prevenção e Combate à Violência de Gênero da UEMA. Além disso, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) prevê a incorporação de práticas educacionais que promovam o empoderamento econômico das mulheres e reconheçam seu papel fundamental como agentes de mudança. 

Por meio de editais de extensão e pesquisa, bem como ações de gestão, a UEMA oferece oportunidades para que projetos e iniciativas estejam alinhados aos ODS relacionados ao tema das mulheres e meninas, visando eliminar todas as formas de discriminação e violência contra elas. Conheça os ODS e metas relacionados ao tema mulheres e meninas que podem ser vinculados nos projetos. Clique aqui Conheça os ODS e metas relacionados ao tema MULHERES E MENINAS que podem ser vinculados nos projetos  

Conheça trabalhos acadêmicos da Uema com MULHERES E MENINAS! Clique aqui Conheça trabalhos acadêmicos da Uema com MULHERES E MENINAS! 

Nesse 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres, a UEMA celebra as conquistas alcançadas e reafirma seu compromisso em continuar lutando pela igualdade de gênero, onde todas as mulheres possam alcançar seus direitos plenos, construindo uma sociedade mais justa e inclusiva.  

Por Elitiel Guedes – Assessoria ODS UEMA. 



Últimas Postagens