Fórum de Universidades pela Paz: UEMA construindo Eixos Estruturantes em busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Por em 27 de março de 2024

Na tarde desta quarta-feira, (27/03), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) esteve presente na reunião do Fórum de Universidades pela Paz (FOUP).

O FOUP reúne uma rede de instituições de ensino superior do Brasil, em conjunto com outras universidades da América do Sul, com o propósito de promover um mundo mais pacífico e sustentável.

A adesão da UEMA a esse fórum reflete seu compromisso com a construção de uma cultura de paz, buscando contribuir ativamente para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nível nacional e internacional.

Para a Assessoria Chefe ODS UEMA Ariadne Rocha, “A paz constitui o princípio para o desenvolvimento solidário da sociedade. A cultura de paz, associada às mais diversas áreas do conhecimento, na forma do ensino, pesquisa, extensão e inovação será uma estratégia institucional para impactar nos processos formativos e ações sociais”.

Essa visão da Assessoria ODS destaca a importância de abordar a paz não apenas como um objetivo isolado, mas como um princípio fundamental que permeia todas as áreas do conhecimento e todas as atividades da universidade. A cultura de paz, portanto, torna-se uma estratégia integrada que influencia tanto a formação dos alunos quanto as práticas sociais da instituição.

O Fórum de Universidades pela Paz (FOUP), surge com objetivos amplos e fundamentais para definir e organizar lideranças integradas pelas Instituições de Ensino Superior, para o planejamento, estruturação e execução de programas e de projetos com objetivos de ação pela paz, com destaque para os seguintes eixos: Justiça e segurança da vida; Educação de qualidade; Meio ambiente, clima e energia; Inclusão social e equidade racial; Tecnologia e Infraestrutura; Saúde e Bem-estar; Desenvolvimento Socioeconômico e Trabalho; e, Sustentabilidade urbana e rural. Todos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo geral do FOUP é promover diálogos, pesquisas e ações pela paz, desvinculados de interesses político-partidários, religiosos ou ideológicos, em busca de uma sociedade mais justa e equitativa.

Dentre os objetivos específicos do fórum está a criação do Centro Avançado de Estudos sobre a Paz na América Latina, em parceria com outras instituições de ensino superior e organizações governamentais e da sociedade civil. Além disso, o FOUP busca promover eventos de disseminação de conhecimento sobre a paz, mobilizar órgãos governamentais e organizações da sociedade civil em prol da cultura de paz, e aproximar as instituições de ensino superior de agências de fomento para viabilizar recursos financeiros para projetos e pesquisas nessa área.

O funcionamento do fórum envolve a adesão das instituições signatárias, que discutirão as diretrizes para a cultura de paz, tendo como característica a inserção dos membros como protagonistas do processo, valorizando suas experiências prévias.

Voluntários desempenham um papel crucial nesse movimento, participando ativamente dos diálogos e contribuindo para a construção de programas e projetos em conjunto com o Grupo de Trabalho.

A participação da UEMA nesse fórum reforça seu compromisso com valores fundamentais de paz, equidade e justiça, e sua disposição em colaborar ativamente para a construção de um mundo mais pacífico e sustentável.

Conheça os tópicos que compõem os Eixos Estruturantes e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Fórum de Universidades pela Paz e os representantes da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Eixo 1 – Justiça e Segurança da VidaProfessor Thiago Alisson Cardoso de Jesus / CCSA

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.

Eixo 2 – Educação de QualidadeProfessora Sannya Fernanda Nunes Rodrigues – CECEN

ODS 4 – Educação de qualidade.

Eixo 3 – Meio Ambiente, Clima e EnergiaProfessora Andrea Araújo do Carmo / CECEN

ODS 6 – Água potável e saneamento.

ODS 7 – Energia limpa e acessível.

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

ODS 14 – Vida na água.

ODS 15 – Vida terrestre.

Eixo 5 – Tecnologia e InfraestruturaProfessor Antônio Fernando Lavareda Jacob Junior / CCT

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura.

Eixo 6 – Saúde e Bem-estar Professora Ana Cláudia de Almeida Varão / Campus Bacabal

ODS 3 – Saúde e bem-estar.

Eixo 7 – Desenvolvimento Socioeconômico e TrabalhoProfessor Itaan de Jesus Pastor Santos / CCA

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico.

Eixo 8 – Sustentabilidade Urbana e RuralProfessora Ariadne Enes Rocha / CCA

ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável.

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Por Elitiel Guedes – Assessoria ODS UEMA.

Últimas Postagens