A ASSESSORIA ODS UEMA COMPLETA 3 ANOS DE VIDA!

Por em 9 de abril de 2024

Hoje, a Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UEMA completa 3 anos desde a sua instituição, o que nos deixa muito orgulhosos pelo trajeto percorrido desde 2021.
Consolidando a visão estratégica da Gestão Superior da UEMA, em prol do Desenvolvimento Sustentável Global, a Assessoria ODS UEMA continua colocando em prática o Plano de Ação proposto desde 2021, avaliando-o, reconfigurando e contextualizando suas metas, a cada ano, mediante as necessidades emergentes (https://ods.uema.br/plano-de-acao/).
Assim, desde 2021, a Assessoria ODS UEMA vem contribuindo e ampliando as discussões sobre a Agenda 2030 e os ODS, alavancando o engajamento e envolvimento de toda a academia nas temáticas sobre o desenvolvimento sustentável e as agendas globais, promovendo também o acesso à formação e informação sobre qual papel desempenhar nesse plano mundial para o desenvolvimento global.
Muitas foram as ações propostas e realizadas ao longo destes últimos 3 anos, para o fortalecimento da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dentro da nossa academia, começando por ciclos de reuniões de trabalho internas setoriais; o alinhamento dos principais instrumentos legais de planejamento e editais ofertados pela UEMA; a colaboração e realização de palestras, encontros e eventos temáticos; a oferta de Cursos MOOC na plataforma EsKada e de cursos direcionados à gestão superior; a participação de redes nacionais e internacionais de apoio às soluções para desenvolvimento sustentável local, bem como, a participação em eventos internos e externos para divulgação de nossas ações e produções escritas, como capítulos de livros (https://ods.uema.br/).
Recuperando um pouco do processo histórico de atuação da Universidade Estadual do Maranhão ao longo do tempo, através do ensino, da pesquisa e da extensão, esta apresenta articulação com os principais temas elencados pela Agenda 2030, com destaque para o combate à pobreza, à fome, às desigualdades, à injustiça, à exclusão, à escassez de direitos humanos, às desigualdades de gênero, pelo empoderamento das mulheres e meninas e pelos recursos naturais.
O reconhecimento da importância das temáticas apresentadas pela Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável no planeta, com ações locais, levou a Universidade Estadual do Maranhão a instituir em 2021 o “Biênio 2021-2022”, como forma de promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, institucionalmente, por meio da RESOLUÇÃO N.º 1047/2021-CONSUN/UEMA (https://ods.uema.br/wp-content/uploads/2021/06/RESOLUCAO-N%C2%B0-1047-CONSUN-UEMA-ODS.pdf). E por meio da RESOLUÇÃO N.º 1050/2021-CONSUN/UEMA, publicada em 9 de abril de 2021, instituiu a Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS-UEMA, no âmbito da institucionalização na Universidade Estadual do Maranhão, com o propósito de articular a adoção da Agenda 2030 e dos 17 ODS na prática do ensino, pesquisa, extensão e gestão da Uema (https://ods.uema.br/wp-content/uploads/2021/06/Resoluc%CC%A7a%CC%83o-n.o-1050-2021-CONSUN-UEMA-instituir-a-Assessoria-Especializada-na-Articulac%CC%A7a%CC%83o-dos-Obj.-de-Desenv.-Sustenta%CC%81vel-ODS-UEMA.pdf).
A palavra chave da atuação da Assessora ODS UEMA é a articulação que, junto a cada um dos setores da Uema, aos parceiros externos de programas, projetos e atividades voltadas à promoção e ao desenvolvimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, congrega nosso maior enfoque, visionando sempre formas de melhor alinhar nossos propósitos ao cumprimento dessa agenda global, fundamental para o desenvolvimento sustentável que todo o planeta persegue.
Esperamos que estes sejam apenas os primeiros anos de muitos, contribuindo para o alinhamento institucional desta IES, para o reconhecimento dos esforços da UEMA em prol do desenvolvimento do estado do Maranhão, e finalmente, porque não, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do planeta.