Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

Por em 24 de abril de 2024

No Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), devemos reconhecer a importância de promover a inclusão social, econômica e política de todos os cidadãos, independentemente de suas diferenças, alinhando-nos com o ODS 10 da Agenda 2030.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 10 firma o compromisso de garantir que as estratégias da agenda 2030 promovam a inclusão social, econômica e política de todos, sem distinção de idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra. E a promoção e grarantia da redução das desigualdades pela educação bilingue para surdos é um passo essencial nessa direção.

A LIBRAS não é apenas uma forma de comunicação para pessoas surdas, ela é uma língua, mas também uma expressão de cultura e identidade. É através dela que construímos pontes entre as comunidades surdas e ouvintes, promovendo a compreensão mútua e o respeito pelas diferenças.

Neste dia especial, reafirmamos nosso compromisso com os princípios de igualdade e acessibilidade, trabalhando juntos para garantir que a LIBRAS seja conhecida, valorizada e utilizada em todos os aspectos da vida cotidiana, desde a educação até o mercado de trabalho e a esfera política.

Viva a LIBRAS!