UEMA e SEMA firmam parceria para gestão sustentável de resíduos sólidos no Maranhão


Por em 5 de agosto de 2025



A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) celebraram, em 10 de março de 2025, um Acordo de Cooperação Técnica para implementar um plano de gestão de resíduos sólidos nos 19 municípios onde a UEMA possui campi. A iniciativa visa fortalecer a Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o reitor da Uema, Walter Canales; o vice-reitor, Paulo Catunda; a secretária adjunta da SEMA, Oquerlina Maria Costa e Silva; a superintendente de Gestão de Resíduos, Laiana Linhares; a pró-reitora de Infraestrutura, Maria Teresinha de Medeiros Coelho, acompanhada de representantes da equipe Proinfra; a presidente da Comissão do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Ariadne Enes Rocha, além do Chefe de Gabinete da Reitoria, José Sampaio de Mattos Junior.

As ações serão monitoradas por uma comissão mista (UEMA/SEMA) e seguirão um cronograma previamente aprovado. Embora o acordo não envolva repasses financeiros, a cláusula quinta prevê a possibilidade de futuros ajustes para alocação de recursos, se necessário.

A parceria reflete o compromisso do Maranhão com a Agenda 2030, transformando desafios ambientais em oportunidades de desenvolvimento sustentável. A publicação do acordo no Diário Oficial do Estado marca o início de uma colaboração que pode servir de modelo para outras regiões do país.

Por Elitiel Guedes – Assessoria ODS UEMA.



Últimas Postagens