UEMA NA VANGUARDA DA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AMÉRICA LATINA: CONTRIBUIÇÕES PARA AGENDA 2030

Por em 20 de dezembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) destaca-se como uma das protagonistas na significativa transformação educacional sistêmica em curso na América Latina, conforme evidenciado pelos resultados do relatório elaborado pela Equipe de Pesquisa do Observatório de Sustentabilidade no Ensino Superior na América Latina e no Caribe (OSES-ALC). A Uema, juntamente com outras 49 instituições de ensino superior de seis países latino-americanos, demonstra um compromisso exemplar em avançar no conhecimento, comprometimento e contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030.

A Agenda 2030, um ambicioso plano de ação global, propõe a transformação do mundo por meio do cumprimento de seus 17 ODS, que abrangem esferas cruciais como planeta, pessoas, prosperidade, paz e alianças. As Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham um papel vital nesse processo, sendo convocadas a participar ativamente dessa aliança universal e a contribuir para a realização desses objetivos.

Para avaliar o progresso das IES na região em relação à Agenda 2030, o Programa das Nações Unidas (PNUMA), por meio da Rede de Treinamento e do Observatório de Sustentabilidade no Ensino Superior na América Latina e no Caribe (OSES-ALC), desenvolveu um diagnóstico abrangente. Esse diagnóstico baseia-se no “Sistema de Sustentabilidade Institucional”, que considera áreas fundamentais de ação institucional, tais como governo e participação, formação e ensino, pesquisa e inovação, extensão ou projeção, e gestão e organização.

A Uema, ao integrar esse seleto grupo de 50 IES, submeteu-se ao rigoroso processo de avaliação, respondendo ao formulário que aborda 25 questões-chave. Esse formulário, estruturado para abranger diversas dimensões do compromisso institucional com o desenvolvimento sustentável e os ODS, serve como guia para autoavaliação e orientação nos planos de melhoria.

Os resultados iniciais do diagnóstico revelam uma tendência promissora de transformação educacional sistêmica na região. Contudo, é crucial ressaltar que as respostas obtidas representam apenas o grupo mais avançado de IES latino-americanas em seu compromisso com a Agenda 2030. À medida que mais instituições se engajam nesse processo, os resultados refletirão de maneira mais precisa o progresso coletivo na região.

Ao avançar no conhecimento, compromisso e contribuições para os ODS, a universidade não apenas molda a educação superior na América Latina, mas também contribui para a concretização da visão transformadora da Agenda 2030.

Os interessados em aprofundar seu conhecimento sobre as iniciativas e resultados deste esforço colaborativo podem acessar o Relatorio Final_OSES. Neste documento, encontrarão análises detalhadas, conclusões específicas e evidências do comprometimento das instituições participantes com os ODS. Essa transparência e acessibilidade dos dados reforçam o compromisso das instituições de ensino superior, incluindo a Uema, com a prestação de contas e a disseminação de boas práticas, contribuindo assim para o avanço contínuo para o desenvolvimento sustentável na região latino-americana.